NUCLEO FILHO DA CABEÇA PRETA (ômôri DUDU)
“Favelado, preto e ainda por cima macumbeiro”.
Frase dita varias vezes por um policial ao revistar um jovem negro em um bairro periférico de São Luis (MA) e depara-se com um fio de contas em seu pescoço (Objeto ritualístico usado por alguns adeptos das religiões afro-brasileira).
Reconhecemos que a religião, a espiritualidade e as crenças desempenham um papel importante na vida de milhões de homens e mulheres, e no modo como vivem e tratam as outras pessoas. Religião, espiritualidade e crenças podem e devem contribuir para promoção da dignidade e dos valores inerentes a pessoa humana e para a erradicação do racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlatas.
Trecho da declaração de Durban
Adotada em 08 de setembro de 2001
Em Durban, África do sul.
Somos também uma imensa comunidade global, antenada (as) no hoje e no amanhã, porem tendo como marca maior nosso passado(Ancestralidade) que nunca estará desassociado de qualquer tempo das nossas vidas.
O conjunto de fatos históricos que levarão a perseguição e a depreciação do nosso saber milenar nunca impediu e jamais impedira (apesar dos constantes ataques) a propagação dos nossos ensinamentos.
Respeito à natureza, aos mais jovens e aqueles e aquelas que a sabedoria e o conhecimento tingiu seus cabelos de branco.
Respeito à comunidade, ao coletivo assim como ao individual, em sinteze respeito à vida e a tudo que a permeia.
Pesquisadores(as) nunca conseguirão expressar em seus livros ou documentos o verdadeiro valor que nos temos, ao mundo.O Maximo que conseguirão é colocar em livros e fitas as suas visões cheias de incertezas e abarrotadas de preconceitos sociais e raciais.
Quer conhecer-nos?
Venha e vivencie conosco.
Só se conhece e se aprende vivendo o dia a dia.
Quem somos?.
Estudantes(Universitárias(os), secundarista), Advogados(as), medicas(os), Contadores(as), diarista, desempregados(as), pagadoras(os) de impostos, nos também somos Brasileiros(as), Afros Religiosos e Brasileiro(as).
A Central Única das Favelas do Maranhão, NÒS DA COMUNIDADE, tendo percebido a grande contribuição que a comunidade afro-religiosa tem a dar para as discursões sociais, políticas e econômicas, organizou em seu corpo um núcleo que tem a incumbência de promover atividades com e para a referida comunidade, observando como prioridade a juventude.
À frente do núcleo estão jovens ligados (as) a varias casas, que escolherão como tema principal para suas atividades, mobilizar, capacitar e educar para resistir, trabalhando não discursões sobre fundamentos, ritus ou hierarquia, mais geração de emprego e renda, educação, saúde e toda e qualquer formação que venha a fortalecer a comunidade Afro-religiosa para o embate diário.
Observamos que os espaços religiosos são alem do local da busca de equilíbrio para endividos, locais que dentro do mais total respeito podem ser utilizados como eixo social de transformações humanas e estrutural da comunidade interna (membros ativos e freqüentadores (as) externa (bairro) alem de reconhecimento a valorosa contribuição que estes espaços dão a comunidade circunvizinhas onde estão edificados.
O que fazer.
E necessário a sua mobilização alem do incentivo à participação nas lutas populares, quebrar as barreiras do medo e da timedês que cercam seus membros .
Descontruir as mentiras históricas as quais esta comunidade tem sido vitima a séculos, isto se da com capacitação e educação .
Aonde queremos chegar.
Uma comunidade participativa e de auto estima elevada, alem de membros capacitados para serem protagonistas da nossa propria historia social política e econômica.
O núcleo que tem o nome filhos da cabeça preta (ômôri Dudu) já promoveu reuniões ,uma delas foi em espaço religioso (casa ,terreiro) do TOI Itaparandi no município de Paço do Lumiar, e já se articula para um dia de reflexão com jovens e sacerdotisas (es)de varias casas dos cinco municípios da região metropolitana de São Luis, devendo acontecer no dia 19 de maio de 2007 no Centro Social Urbano do maiobão(Paço do Lumiar) tendo como tema .
COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO E JUVENTUDE.
ORADÔRA JÔ BRANDÃO.
SUB TEMAS.
NOSSA TERRA NOSSA FE, CABOCLOS, INCANTADOS, VODUNS E ORIXAS.
ORADOR, TOI JOSÉ ITAPARANDI.
PESPECTIVAS INTITUCIONAIS PARA A COMUNIDADE AFRO-RELIGIOSA NO MA.
ORADORA VENINA BARBOSA
ASSESSORA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA RELIGIÃO DE MATRIZ ÁFRICANA, DA SECRETARIA DE IGUALDADE RACIAL DO MA.
Esta é a primeira de muitas atividades que ainda iremos realizar este ano.
NA VIRADA DA MATA CONSTRUIREMOS UMA REDE DE RESISTÊNCIA.
AXÉ
4 comentários:
Somos da comunidade do bairro da Liberdade em São Luís (MA), estamos comerçando desenvolver trabalhos nas diversas comunidades no nosso entorno, como somo a periferia com a maior comunidade negra urbana, estamos buscando apoio,idéias, sugestões,críticas.
nosso email. portaldaliberdade@hotmail.com
responsavel.Márcio Crispim
visite tambem no VIBEFLOG portalda liberdade, estamos viabilizando um portal na rede, pois todo mundo fala mal do bairro da Liberdade, dificil é dar a cara pra bater.
no último domingo dia 22 de abril, foi lançado pela Secretaria das cidades do governo do estado o PROJETO RIO ANIL,que visa urbanizar,construir moradias dignas, para as familias que décadas moram em palafitas.
aguardo contato.
meu e-mail é. marciofreedom@hotmail.com
É muito bom descobrir que existem pessoas realmente preocupadas com o próximo. Sinceramente é um alento um refrigéio para a alma.
Gostaria de saber mais informações e quem sabe ajudar no que puder.
meu e-mail:e_edilsonn@yahoo.com.br.
Aguardo contato.
oi sou MILENI tenho um imenso prazer em morar no bairro da liberdade sou erticuladora do movimento de jovens JULA (JOVENS UNIDOS LIBERDADE EM AÇAO) dias 25/26./27 de julho de 2008 no Guaruja-SP acontecerá o lançamento do FORUN NACIONAL DE JUVENTUDE NEGRA,estou muiot feliz por estar participando desse forun o qual levarei um ilustre representante o WELDON um jovem mto especial de 22 anos pois a familia do mesmo sera beneficiada com as benfeitorias do PROJETO RIO ANIL este muito espesperado por esta comunidade.abraço a todos espero ter muitos parceiros, cel 98 9907 3191
Postar um comentário