
Favela (potuguês brasileiro) ou bairro de lata (português europeu) musseque (em Angola) são termos usados para descrever regiões urbanas de baixa qualidade de vida e cujos moradores possuem limitado poder aquisitivo - áreas com edificações inadequadas, muitas vezes apertadas aos morros onde é difícil construir edifícios estáveis e com os materiais tradicionais. Originalmente, o conceito de "favela" era aplicado somente à locais sem qualquer apoio estatal, ou seja, sem energia elétrica, abastecimento de água, esgoto, etc. Oficialmente, porém, define-se uma favela como qualquer região cujas construções tenham sido realizadas em terrenos invadidos e sem regularização fundiária.
Termo
A origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude de uma PLANTA (chamada de favela) que encobria a região. Alguns dos soldados que foram para a guerra, ao regressarem ao Rio de Janeiro em 1897, deixaram de receber o soldo, instalando-se em construções provisórias erigidas sobre o Morro da providência. O local passou então a ser designado popularmente Morro da Favela, em referência à "favela" original. O nome favela ficou conhecido e nadécada de 20, as habitações improvisadas, sem infra-estrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.
A favela, diferente do que muitos pensam não é somente crime, drogas e prostituição, é lugar de gente humilde e trabalhadora, e claro, marginalizada. A favela tem seu jeito de ser feliz... é dela que vem o samba e o Hip Hop por exemplo, além de milhares de manifestações culturais.
Comemoremos o dia da favela... 04 de Novembro!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário