As instituições que estão concorrendo são: Centro de Formação para a Cidadania AKONI, Bem-Estar Familiar – Bemfam, Centro de Cultura Negra – CCN/MA, Instituto Formação e Centro Paroquial São Francisco.
Saiba mais sobre cada projeto:
Omo Pinrim Irê - Centro de Formação para a Cidadania AKONI
O projeto capacita mulheres através das oficinas de arte em tecidos, produção de bolsas com fibra da bananeira e móveis e utensílios em bambu.
O Projeto OMÓ BINRIN IRÊ – MENINAS COM ESPERANÇA nasceu da visão de lançar um olhar efetivo e transformador na vida de meninas e jovens, com ações sócio-educativas e culturais, que promovam a superação da exclusão econômica, a provocação de políticas públicas, a participação ativa dos Conselhos dos Direitos de Crianças e Adolescentes, como órgão deliberador e controlador de ações voltadas para o público infanto-juvenil e da sociedade, para que estes atores e atrizes sociais demonstrem sua capacidade de atenção, proteção, respeito e cuidado a esse público, sem, no entanto, sufocar a criatividade e a expressão da população juvenil feminina.
Projeto Educar e Aprender - Bem Estar Familiar - Bemfam
Projeto realizado pela BEMFAM – Bem-Estar Familiar do Brasil em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF para implantação do Programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” em 18 municípios do Maranhão, 10 do semi-árido Maranhense e 08 pertencentes à Amazônia Legal. Ao longo do projeto foram capacitados 177 professores para o desenvolvimento de ações para a promoção de comportamentos seguros entre adolescente e jovens em relação à prevenção de DST/HIV/Aids e da gravidez não-planejada.
Os professores capacitados multiplicaram o conhecimento adquirido para seus alunos beneficiando 5763 alunos, um número maior que o previsto quando o projeto fora elaborado. A meta inicial era atingir 3750 adolescentes e jovens. O projeto beneficiou 2750 pais e responsáveis, por meio de ações desenvolvidas pelos professores capacitados. O número de responsáveis atingidos superou a estimativa inicial de 1200.
Ao longo do projeto foram realizadas pesquisas em três aldeias localizadas na região centro-sul do estado do Maranhão e dois seminários temáticos nos municípios de Santa Inês e Imperatriz, pólos regionais em relação aos serviços do Sistema Único de Saúde. As atividades objetivaram diagnosticar a situação da saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens indígenas na Amazônia Legal.
Sonhos dos Erês - Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN/MA
O projeto começou na década de 90. O Centro de Cultura Negra desenvolve diversas ações de caráter político, social, culturais, religioso, educacional como instrumento de resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Em 1995 foi idealizado um projeto de resgate e social de adolescentes e jovens, e foi denominado Projeto Arte e Cultura- PAC. No projeto eram desenvolvidas oficinas de capoeira, dança, afro, estética, percussão afro e o grafite.
O projeto “O sonho dos Erês” visa dar continuidade as ações desenvolvidas pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN/MA, que através da arte atendem a 90 adolescentes e jovens de 16 a 24 anos de idade, que vivem em situação de vulnerabilidade de risco e de rua, esses jovens tem a oportunidade de aprender uma profissão além de despertar uma nova relação com a consciência de suas histórias, sua identidade étnico- cultural e o fortalecimento de sua auto- estima.
Redes de Jovens Comunicadores - Instituto Formação
O projeto Rede de Jovens Comunicadores visa a formação integrada da técnica audiovisual com a busca de um olhar critico sobre a realidade local. Olhar sobre si e sua comunidade.
Projeto Educar para a vida - Centro Paroquial São Francisco
Ação socioeducativo - prepara a partir das atividades de escola fortalecendo as matérias da escola, oferece oficinas e cursos. Atende crianças e adolescentes que vivem na periferia de São Luis.
Para votar em um dos 5 projetos maranhenses que estão concorrendo ao Prêmio, clique aqui. Não deixe de participar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário