5 de outubro de 2011

Central Única das Favelas (CUFA-MA) prepara grande festa para o Dia das Crianças



Um Dia das Crianças cheio de atividades, brincadeiras, atrações culturais e distribuição de brinquedos para fazer a alegria de meninos e meninas da capital. É o que promete a campanha Caixinha de Brinquedos, promovida pela Central Única das Favelas (Cufa-MA). A meta é arrecadar mil brinquedos, que serão sorteados no dia 12 de outubro, na Avenida Brasil, Vicente Fialho, na festa que acontece das 8h às 14 h.

Na ocasião, a avenida será interditada e em lugar dos carros tomarão o espaço grupos de teatro, dança e música. Voluntários e equipe da Cufa-MA apóiam na organização da festa e coleta dos brinquedos - até agora, 150 foram arrecadados. O evento integra a Semana da criança, que está prevista para acontecer entre os dias 8 e 12 de outubro.

A campanha é apenas uma das ações que a Cufa-MA desenvolve para crianças e adolescentes atendidos pela entidade. Atualmente, a Cufa-MA atende em sua sede 50 crianças, entre 7 e 14 anos, que vivem em vulnerabilidade social. Uma equipe de cerca de 20 pessoas se revezam em dois turnos e interagem com as crianças. Em rodas de conversas são discutidos temas culturais, de saúde, educativas, de ética e cidadania, somado a atividades esportivas e de lazer.

A equipe é multidisciplinar formada por profissionais da pedagogia, psicologia e assistência social. "Trabalhamos sempre temas ligados à realidade social das crianças. Queremos que eles conheçam, entendam e pensem sobre a sociedade em que vivem", disse a orientadora social da entidade, RosHoráilene de Jesus Barbosa. As ações, acrescenta, funcionam como complementação pedagógica somando ao que aprendem na escola.

Os critérios para integrar a Cufa-MA incluem estar regularmente matriculado na escola com desempenho positivo. A exigência garante que a criança não deixe o ambiente do estudo. "As manifestações culturais também nos permitem inserir o cotidiano nas atividades com as crianças. Tenho orgulho em fazer parte deste trabalho", destacou a professora de teatro, Stephane Moreira.

Apoio

O jornal O Imparcial abraçou a ideia e é parceiro do projeto Caixinha de Brinquedo. A sede do matutino é um dos pontos de recebimento das doações. "Sempre estamos envolvidos com ações sociais. Vemos no trabalho de entidades como a Cufa-MA algo que deve ser disseminado", pontuou o direto-chefe de O Imparcial, jornalista Pedro Henrique Freire. Ele acrescenta que, "são instituições como essa que oferecem oportunidades e nós, como veículo de informação e formação temos o dever de apoiar". O projeto conta ainda com apoio de instituições sociais e comunidade do bairro. Mas, está aberta a apoiadores. Quem quiser doar pode ir a um dos três pontos de arrecadação disponíveis. Os que possuem alguma habilidade cultural e queiram ser atração no evento, também podem se candidatar. É só entrar em contato com a Cufa-MA.

Descontração

A leitura e contextualização de mundo são uma das ferramentas utilizadas pela equipe da Cufa-MA para despertar na criança o interesse pela sua realidade. A reportagem visitou a sede da instituição e acompanhou um momento alegre entre as crianças e professores. O debate tratava da importância do meio ambiente. As crianças haviam levado para casa um texto sobre o assunto e ali discorriam sobre o que aprenderam. Mesmo tímidos pela presença da reportagem, a garotada mostrou que sabe bem o que é certo e errado quando o assunto é o planeta em que vivem.

Tais conversas são comuns entre as atividades e os professores aproveitam essa oportunidade para despertar o poder de argumentação das crianças. Nesses momentos, ressalta a educadora Rosilene Barbosa, relatos de questões ocorridas no ambiente da escola e familiar são divididos com os professores. "Eles nos contam muita coisa que vivem em casa, nos pedem conselhos. Sinto que nos veem como amigas que podem confiar. É gratificante", observa a educadora. Nosso trabalho é o resgate da consciência e cidadania destas crianças, ressalta a voluntária Larissa Horácio Barbosa.

Por Sandra Viana (O Impacial)
Foto: Honório Moreira

Nenhum comentário: