13 de agosto de 2012

CUFA e BAOBAB realizam dia de atividades no São Cristovão


Atividades culturais foram promovidas pelo grupo BAOBAB e pela CUFA MA durante o sábado


Grafitagem, rima, música e dança marcaram o dia de atividades promovido pelo Grupo Cultural BAOBAB - Arte e Cultura. O encontro reuniu, sábado, crianças, jovens e artistas do hip-hop local. O evento foi realizado no Ateliê de Artes da BAOBAB, localizado na 2ª Travessa São Luís, no São Cristóvão, e teve a parceria da Central Única de Favelas (Cufa) do Maranhão, que levou para o local alguns de seus oficineiros.

Cerca de 20 crianças e adolescentes atendidas pela ONG, que atua desde 2009 em São Luís, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a arte da grafitagem. Elas aprenderam a desenhar e fazer seus próprios grafites. As paredes do interior do ateliê receberam desenhos dos artistas. O estudante Gabriel Vieira Sousa, 8 anos, disse ter gostado de participar da oficina de grafitagem. “Achei os desenhos muito bonitos. Gosto de pintar e desenhar”, contou. Outro estudante, Filipe Nascimento, 12 anos, também destacou a beleza dos desenhos. “Não sabia que podia ser tão fácil fazer grafite. Sei desenhar um pouco, acho que vou conseguir fazer algo bem bonito”, disse.

O presidente da BAOBAB Dayyan Brandão explicou que o movimento hip-hop inclui nas artes os elementos da vida urbana. Ele acredita que a manifestação cultural apresenta às crianças e adolescentes lições de vida. “O hip-hop retira os meninos da rua. A gente promove atividades sociais e disciplinares. A arte é inserida no cotidiano familiar e se apresenta como uma alternativa de vida para várias crianças”, disse.

BAOBAB

O Ateliê de Artes da BAOBAB do São Cristóvão foi aberto há três meses. O local oferece oficinas culturais e lúdicas para as crianças da comunidade.O objetivo é impedir, por meio do contato com a arte, que meninos e meninos tenham proximidade com atividades violentas e criminosas, como o roubo, o tráfico e o consumo de drogas. Os projetos artísticos e culturais abrangem linguagens artísticas e a cultura popular maranhense.





Fonte: Jornal O Estado
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: