Por Alexandre Gouveia
Para encerrar o ciclo de ações do mês de novembro a Central Única das Favelas do Maranhão através do núcleo Maria-maria promoveu no dia 26 um bate-papo sobre Educação Sexual, DST e AIDS para os jovens da comunidade Vicente Fialho, São Luís. O bate-papo foi conduzido pelo o estudante de medicina Carlos Antônio e pela estudante de enfermagem Antônia Lopes, moradora do bairro.
Os jovens receberam orientações e tiraram dúvidas sobre modos de contaminação, prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis. Para a estudante de enfermagem Antônia Lopes o bate-papo é fundamental para a construção de um diálogo com os jovens sobre sexualidade. “É nesse ambiente aberto ao diálogo que devemos esclarecer e desmistificar algumas questões sobre as DST’s”, explicou Antônia.
A coordenadora da base Cufa Ma da comunidade Vicente Fialho e integrante do núcleo Maria-Maria, Lucileide, destacou a importância da discussão sobre sexualidade na comunidade. Segundo ela, “é o momento certo para se discutir sobre a sexualidade, pois, os índices de gravidez nas adolescentes vêem aumentando no bairro e, além disso, é a hora de romper com alguns preconceitos e dúvidas sobre AIDS e uso da camisinha”.
O bate-papo teve o apoio do Posto de Saúde do bairro que disponibilizou informativos e cartazes de campanhas preventivas do Ministério da Saúde e preservativos que foram distribuídos como forma de alerta e prevenção às DST’s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário