1 de dezembro de 2008

Começa hoje o Festival Maranhão na Tela

Mostra Cine Cufa e debate sobre cinema de periferia são destaques na programação


Por Poliana Sales

Voltado para contribuir com o desenvolvimento da produção audiovisual maranhense o projeto Maranhão na Tela, começa nesta segunda-feira, dia 1°, com a solenidade de abertura no Teatro Arthur Azevedo, às 19h. O projeto que se destaca pelo tripé: capacitação, produção e difusão de vídeos e filmes é uma iniciativa que tem a parceira da Central Única das Favelas do Maranhão.

A programação do evento segue até do dia 6 de dezembro com a realização de 13 mostras, com destaque para a mostra Essa é Minha Cultura que exibirá os vídeos produzidos por jovens da periferia de São Luís durante a oficina de produção realizada entre os dias 6 e 17 de outubro, com a parceria da CUFA.

A mostra traz 10 pequenos documentários sobre importantes personagens da cultura maranhense. Os filmes foram feitos por 31 jovens de São Luís sendo que 10 são jovens da Cufa Ma. Essa é Minha Cultura será exibida na solenidade de abertura do festival e antes da mostra de longas brasileiros.

Outro destaque da programação é a mostra Cine Cufa Itinerante que percorrerá 7 bairros de São Luís e o município de Raposa com a exibição de vídeos do festival promovido pela Cufa no Rio de Janeiro. A intenção da mostra Cine Cufa é revelar a produção de cineastas de diferentes periferias do mundo para as comunidades de periferia do Maranhão.

Paralelo as mostras e também como parte da programação acontecerá o 2° Fórum Maranhense de Audiovisual, entre os dias 3 a 5 de dezembro, na Associação Comercial do Maranhão, Centro. O Fórum pretende reunir instituições públicas, privadas, ong´s e fundações, além de profissionais, estudantes e produtores culturais para discutir, trocar experiências e buscar resultados concretos para implantação de políticas públicas voltadas para o setor no Estado.

Durante os três dias do fórum serão realizadas duas mesas de discussões no período da tarde a partir das 14h30min. No dia 3, o destaque é para a mesa “Cinema de Periferia: O papel do terceiro setor no desenvolvimento de ações de capacitação”. A discussão sobre o cinema de periferia será conduzida, entre outros debatedores, pelo coordenador de audiovisual da Cufa do Rio de Janeiro Tiago Gomes.
Confira a programação completa do Festival e do Fórum no site http://www.maranhaonatela.com.br/

Programação Cine Cufa Itinerante

Datas,horários e local

Dia 02/12 - 19h Liberdade/ Viva Liberdade
Dia 02/12 – 19h Bairro de Fátima/ Praça Alto de Fátima
Dia 03/12 – 19h Maiobão/ Viva Maiobão
Dia 03/12 – 19h Anjo da Guarda/ Viva Anjo da Guarda
Dia 04/12 – 19h00 Mostra Itinerante – Divinéia/ Praça Viva Tura
Dia 04/12 – 19h00 Mostra Itinerante – Vicente Fialho/ União de Moradores do Bairro Vicente Fialho
Dia 05/12 – 19h00 Mostra Itinerante – Raposa/ Viva Raposa
Dia 05/12 – 19h00 Mostra Itinerante – Cidade Operária / Viva Cidade Operária

Vídeos

TÁXI PARA O DEVANEIO - 12'
Direção: Ansgar Ahlers, Dirk Manthley, Eder Augusto
Sinopse: Taxista leva seus passageiros não apenas para seus destinos, mas para uma viagem nas suas histórias.


MIRÓ: PRETO, POETA E PERIFÉRICO - 10'
Direção: Filipe Itagiba. Sinopse: Projeto piloto para a criação da serie de TV Eu e o Hip Hop. O episodio conta a historia da vida dos b.boys Hugo e Waguinho, articulando tais narrativas a partir do contato com a matriz do hip.

COAXO DO BREJO - 4'
Direção: Bender Arruda. Sinopse: Morador da favela Prainha – Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, documenta de maneira nova e rápida a realidade das pessoas que vivem nela.

7 MINUTOS - 7'
Direção: Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva
Sinopse: Curta filmado em plano seqüência, que mostra o acerto de contas entre dois traficantes.

O DIA QUE A CIDADE ACORDOU – 2’
Direção: Instituto Marlin Azul
Sinopse: A educação é a chave universal, para a mudança do mundo.
RAÍZES – 12’
Direção: Guilherme Varella
Sinopse: O vídeo mostra a proposta de trabalho do grupo sócio-cultural Raízes em Movimento, uma ONG do Morro do Alemão que utiliza o Graffiti e outras atividades sociais para promover o desenvolvimento das comunidades da região.

UM NOBRE OLHAR SOBRE DEL CASTILHO – 8’
Direção e Narração: Willian Ribeiro
Sinopse: Documentário curta-metragem realizado durante a oficina de vídeo, por alunos do curso de jovens da instituição social Cruzada do Menor. Resgata a história do bairro de Del Castilho (zona Norte do Rio de Janeiro), a partir de 1808 com a chegada da Família Real ao Brasil. Todas as mudanças de paisagem, econômicas e culturais ocorridas de Carlota Joaquina até os dias atuais.

ELE – 12’
Direção: Instituto Marlin Azul
Sinopse: A trajetória de um dos maiores compositores da música brasileira, sua infância e histórias.

DAS CRIANÇAS IKEPENG PARA O MUNDO - 35’
Direção: Kumaré, Karané e Natuyu Yuwipo Txicão
Sinopse: Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo a uma vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra, em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida.

Nenhum comentário: