16 de dezembro de 2008

Cufa debate a Política e Sistema Estadual sobre Drogas

Por Burgo Mussury


"A Política e o Sistema Estadual sobre Drogas no Maranhão". Esse foi o tema do debate que reuniu mais de quize organizações representantes do poder público e da sociedade civil.Entre elas: os Conselhos Estaduais de Políticas Públicas, os Centro de Atenção Psicossocial de São Luís e Imperatriz, a Pastoral da Sobriedade, as Comunidades Quilombolas do Maranhão, a Associação Maranhense de Psiquiatria, a Defensoria Pública do Estado, a Associação do Ministério Público do Estado, a Central Única das Favelas do Maranhão e a Assessoria Especial do Governador do Estado.

Logo no início das discussões o Subsecretário de Políticas Antidrogas da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude do Governo de Minas Gerais, Clóves Benevides, falou sobre a política antigrogas implementada pelo Governador Aécio Neves e destacou a parceria da sociedade civil em todo o processo, com destaque da CUFA-BH e do Afro-Reggae. Já a Promotora de justiça do Estado do Maranhão, Maria da Glória Mafra, fez uma avaliação da Política e do Sistema Estadual sobre drogas. Ela ressaltou os principais problemas de implantação do sistema, como a burocracia e as suspeitas de corrupção.

Encerrado o debate, foram montados Grupos de Trabalho- GT's que ficaram encarregados de produzir de documento de avaliação da Política e do Sistema Estadual sobre Drogas. A avaliação tomou como base a discussão dos GT's que foram pautadas em casos de denúncia sobre a situação de descaso que vivem os servidores penitenciários, sobre a carência de psiquiatras no atendimento clínico dos portadores de doenças mentais no Maranhão e das dificuldades enfretadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na prestação do tratamento as pessoas que sofrem de transtornos mentais, na maioria dos casos, ocasionados pelas seqüelas decorrentes do uso de substâncias entorpecentes, entre outras questões.

Depois dos trabalhos dos GT's, foi a vez dos representados da sociedade civil apresentarem uma lista de compromissos e inciativas para a Política e para o Sistema Estadual sobre Drogas que reconheceram a importancia de suas ações na redução de danos sociais e o impacto refletido nas comunidades assistidas.

Nenhum comentário: