Na última sexta-feira, dia 27 de março, no auditório Pedro Neiva de Moreira no bairro do Cohafuma foi realizado a cerimônia de lançamento da etapa Maranhão da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, CONSEG.
O objetivo principal desta conferência é chegar aos estados à necessidade de se fortalecer um Sistema Único de Segurança Púbica (SUSP). Antes da fase nacional, porém acontecem às fases preparatórias dos municípios e dos estados, em São Luís, nos dias 14 e 15 de maio e em seguida no Estado do Maranhão ocorre entre os dias 23 a 25 de julho.
Os decretos de convocação das conferências do estado e da capital foram apresentados aos convidados presentes. Fátima Travassos, procuradora-geral da Justiça em seu pronunciamento destacou que “pela primeira vez em nosso estado a comunidade terá o livre exercício de participar do processo de construção de um novo conceito de segurança”.
A Central Única das Favelas (CUFA) soma forças na criação e formulação das diretrizes deste Sistema Único de Segurança Pública. A CUFA compõe a Comissão Organizadora Nacional (CON) que atuará em conjunto com mais 36 entidades de forma decisiva na formulação, orientação e regulação dos diversos aspectos e etapas da Conferência.
A conferência estadual e municipal serão de fundamental importância para um conjunto de propostas para agregar à conferência nacional. Outro detalhe de grande força na construção desse projeto são as Conferências Livres, estas funcionaram como instrumento de estímulo ao debate pelos mais diversos setores da sociedade, com o objetivo de aprofundar a discussão para a formulação das diretrizes de uma nova Política Nacional de Segurança Pública.
Segundo a representante do Ministério da Justiça, eleita a mobilizadora, Cláudia Martins Gouveia “as Conferências Livres tem autonomia social e podem utilizar um método e uma linguagem mais próxima de práticas e experiências do cotidiano”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário