30 de março de 2009

DIA DA JUVENTUDE

Por: Arnaldo Gonçalves

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os jovens representam a faixa da população do nosso país que mais sofre com a pobreza. Entre as pessoas de 0 a 17 anos, 46% são consideradas pobres, ou seja, vivem com rendimento mensal familiar de até ½ salário mínimo. E apenas 1,7% dessa população vivem com rendimento mensal familiar de mais de cinco salários mínimos.

Ainda segundo o IBGE, apenas 3,6% dos jovens entre 20 e 24 anos chegam à universidade, enquanto 1,3 milhão dos jovens entre 15 e 29 anos são analfabetos.

Se fossem considerar os jovens que habitam as milhares de favelas brasileiras, então, veremos números ainda mais chocantes de uma verdadeira tragédia social.

“Você tem que tomar cuidado com os convites / Convite para cheirar, convite para fumar, convite para roubar / Aqui ninguém te convida para trabalhar”.

Nos versos de “Traficando Informação”, vistos acima, o rapper e membro da CUFA MV Bill, ao falar sobre a Cidade de Deus, expõe a falta de oportunidades que marca a vida nessas comunidades carentes, onde o poder público é ausente e os sistemas de saúde, educação e segurança deficitários.

A letra fala dos convites que atingem principalmente os jovens que, sem perspectivas, acabam cooptados pelo crime, como também mostra o documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”.

Dessa maneira, desde que surgiu – a partir da união de jovens, principalmente negros de várias favelas do Rio de Janeiro –, a CUFA teve como uma de suas metas primordiais proporcionar novos convites aos moradores dessas localidades.

Criou então o HUTÚZ, maior festival de Rap da América Latina; a LIIBRA – Liga Internacional de Basquete de Rua, além de outros festivais; a Cia. de Teatro Tumulto; e oficinas de diversas atividades para dar aos jovens a oportunidade de expressarem suas ideias, exporem seus questionamentos e, assim, lutarem por uma sociedade mais justa para todos.

Por ter sido formada por jovens e ter grande parte de seu trabalho voltado para o resgate da identidade dos jovens, a Central Única das Favelas e todos que dela fazem parte vêem o dia 30 de março como uma data de enorme significação. Nele comemora-se o Dia Mundial da Juventude.

A data começou a ser comemorada em 1985, que foi declarado pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional da Juventude.

Em 1984, o Papa João Paulo II convidou jovens do mundo inteiro para celebrarem o “Jubileu Internacional da Juventude” no Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, em Roma. A partir daí, a jornada foi realizada periodicamente em vários países, sempre no mês de julho. E paralelamente a ela, foi instituído também o Dia Mundial da Juventude.

Apesar do caráter católico da origem da comemoração, o Dia Mundial da Juventude deve ser festejado e utilizado como momento de reflexão por pessoas de todas as religiões.

Pode parecer um clichê, mas o investimento no jovem representa a aposta em uma sociedade melhor para todos nós no futuro. Caso contrário, os convites que levam a juventude para o caminho do crime e das drogas não vão cessar.

Nenhum comentário: