1 de junho de 2009

Lição de vida e solidariedade


Por
Burgo Mussury
Assessor Jurídico – CUFA MA

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite
.
Clarice Lispector

O texto acima é uma abstração poética que se deve interpretar com muito cuidado... Não é um convite ao individualismo! Clarice não era uma egoísta, compartilhou muito de seu íntimo e talento conosco. É um pensamento que nos convida buscarmos ao diálogo com o âmago de nosso ser! Encoraja a seguir em frente, ensina nas entrelinhas que podemos nos adaptar às transformações necessárias para a superação dos obstáculos...Muitas vezes, por si só, não se consegue entender, visualizar isso. Precisamos de alguém que delicadamente, através do amor, que, segundo Gandhi, “é a força mais sutil que há”, nos revele através de um convite a uma nova experiência, a de nos permitirmos observar o mundo com o olhar do amor!

No mês de maio de 2009, algo assim foi semeado em coraçõezinhos de uma escolinha pra lá de modesta na ilha de São Luís. Com o consentimento da diretora da Escola Municipal Professora Maria Alice Coutinho – “Anexo I”, a professora Elizânia do Nascimento, imbuida de um autêntico amor fraternal, idealizou uma grande festa da solidariedade e conscientização e em resposta ao convite feito pela gentil parceira de sempre, a Central Única das Favelas do Maranhão, compareceu uma vez mais e pode auxiliar nesta ação de solidariedade.

Através de uma gincana, os alunos foram conduzidos à reflexão e a experimentação. Crianças e adolescentes, moradores de bairros da periferia da Ilha, saíram às ruas de porta em porta pedindo mantimentos para as vítimas das enchentes, ocasionadas pelo excesso de chuvas no Maranhão. Enfileirados de acordo com a orientação dos membros da Defesa Civil, as crianças iam passando de mãos em mãos a esperança materializada em doações. Solidariedade traduzida em mantimentos diversos, tais como: alimentos não perecíveis, colchões, roupas, agasalhos, brinquedos.

Orientados por Billy Wesley, coordenador de cultura da Cufa, b.boys fizeram uma exibição de primeira. Eles simplesmente “riscaram o ar”, “voaram” e também “enceraram o chão” do singelo teatro da escolinha com suas impressionantes manobras, demonstrando sua sagaz inteligência corporal sinestésica. Ao final da ação: um caminhão lotado de ajuda aos desabrigados e um preciosa lição de amor em nossos corações. Mais um saldo positivo da parceria desenvolvida pela Cufa e a Escola Municipal Professora Maria Alice Coutinho – Anexo I, a qual agradecemos ao convite na pessoa da Profª de Religião, "Elizânia Nascimento".

Um comentário:

Klaylton Fernando disse...

Eu sou o admistrador do blog HIP HOP DO MARANHÃO, e gosto muito de vir aqui dar uma olhada pra ver quais as novidades, e poder prestigiar o grande trabalho que a CUFA vêm realizando e gostaria de fazer parceria com a CUFA MARANHÃO!
trocar banner, espero sua resposta. ah e se quizer dar uma olhada olha o link ae http://hiphopmaranhao.blogspot.com/

se você decidir manda a resposta lá nos comentarios do blog!!! conto com você!