Por Poliana Sales
Diversão com segurança. Esse foi o lema do 1º Festival de Pipas realizado no último sábado,17, em São Luís. A competição reuniu 30 participantes entre crianças, adolescentes, pais, e diversos moradores do bairro de Fátima. O evento foi promovido pela Cufa em mais uma parceira com a Cemar.
Ao todo quatro jurados escolheram os três melhores empinadores de pipas. Com os critérios de melhor vôo, beleza e harmonia os premiados levaram para uma bicicleta (1º lugar), um MP4 (segundo lugar) e uma câmera fotográfica ( 3º lugar).
Além de levar diversão, o objetivo do festival era também alertar as crianças sobre os riscos da brincadeira. Durante o festival, o técnico em segurança do trabalho da Cemar, Holemberg Sales, falou com as crianças sobre os cuidados que elas devem ter ao empinar pipas evitando a proximidade com a rede elétrica, o uso do cerol e da “rabiola” do papagaio, que é a grande responsável pelos acidentes na maioria dos casos.
O presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares e jurado do festival, Carlos Sergio Gomes, elogiou a iniciativa. “A brincadeira é também uma forma de educar. Momentos como esse são importantes porque proporcionam lazer, promovem educação e segurança indo de encontro com os direitos fundamentais de crianças e adolescentes defendidos por nós”, disse.
Segundo a analista de responsabilidade social da Cemar, Janaina Sousa, além de promover diversão com segurança a idéia do festival era ainda valorizar os espaços públicos das comunidades e, por isso, alcançou um resultado muito positivo. Para o coordenador estadual da CUFA, Billy Wesley, a parceira com a Cemar tem proporcionado intervenções com foco na cidadania, na promoção da arte e do protagonismo juvenil que são missões da Cufa. No final do evento, a Cemar ainda doou duas câmeras fotográficas digitas para a CUFA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário