
Por Alexandre Gouveia
Cerca de 60 alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal Drª Maria Alice Coutinho, localizada no bairro da Cohab em São Luís, participaram de um encontro de grafiteiros e b.boys da Central Única das Favelas do Maranhão.
O encontro foi para encerrar as atividades que a Cufa realizou na escola. Durante uma semana os alunos conheceram um pouco mais sobre a história do hip hop, a luta por espaço e representatividade do movimento. Além disso, os alunos participaram de mini - oficinas de grafite e street dance ministradas por Mussury Gouveia, parceiro da Cufa.
A idéia de levar o movimento hip hop na escola foi da professora de artes Elisânia Souza que queria dinamizar suas aulas. Segundo a professora, o espaço fora da sala de aula representa um universo mais próximo a realidade dos alunos e é importante para despertar uma consciência social.“Foi uma excelente oportunidade de dessacralizar o ensino e mostrar outra realidade para as crianças, o hip hop é uma alternativas de expressão”, ressaltou a professora.

Para a coordenadora da escola, Maria Coutinho, o hip hop trouxe um efeito muito positivo para os alunos.“Esse contato com o movimento foi importante para mostrar um caminho diferente a esses meninos que constantemente tem contato com as drogas”, afirmou. Na opinião da aula da 8ª série, Márcia Nogueira, “a rima do rap e os traços do grafitagem expressam o que jovens sentem”.
Como resultado dessas atividades a Cufa ganhou mais uma parceria. A Escola Municipal Dª Maria Alice Coutinho quer dar continuidade ao projeto e em 2009 a Cufa promoverá oficinas de grafite e dança como parte do calendário de atividades da escola.
Um comentário:
euu curtoo muuuuito rap queria achar um grupo pra mim e as minhas 4 amigass..nois gostariamos de dança rap so que nao temos professor..quem ajudee..ai fik dificill..o que eu faço????
respondam se puderem-.-> laahlazinha_@hotmail.com
Postar um comentário